28 março 2011

MIÚDOS



                                                                     Dona Aranha

    Hoje eu tropecei pela primeira vez na dona aranha. É assim que meu pai a chama. Ele é muito respeitoso com as aranhas. Diz que elas são damas do reino animal e que algumas se tornam viúvas negras e alegres. Não entendi direito, mas rimos um bocado. Meu pai sempre me enche de pipoca pra que eu assista o filme do homem-aranha com ele. Eu tenho medo de aranha, pai, digo, mas ele não me ouve. Repara no uniforme dele, insiste.
    Realmente, a roupa do homem-aranha é bem bacana. Meu amiguinho José já foi com ela para a escolinha. Não queriam deixar ele entrar, pois só nas segundas-feiras é que podemos levar brinquedos. Levar brinquedos, mas não vir vestido de brinquedo. O José não entendeu, chorou, esperneou e acabou conseguindo, ficou o dia todo sendo o próprio homem-aranha. Se bem que no meio da tarde ele já estava todo molhado. Acho que ser o homem-aranha deve ser muito cansativo.
    Mas a aranha que eu esbarrei é menina e tem muitas perninhas. Eu pensava que elas tinham muitas perninhas pra piscar a gente mais vezes. Meu pai fez uma careta e disse “ah, picar, você quer dizer... mas não é bem assim”. As perninhas eram para se segurar e correr mais rápido. Assim como as baratas. Arrgh. Não vamos falar delas agora não, pai. Que nojo! Mamãe, o papai está falando de baratas!
    Ufa, meu pai mudou de assunto. Ele está dizendo que todos os miúdos têm algo muito precioso que é a vida. Hum... Miúdos é como ele chama tudo que é pequeno: bebês, plantinha, bichinhos e até eu que já não sou mais um bebê. Aliás, minha mãe perguntou outro dia se eu gostaria de ter um miudinho.  Ela queria dizer um irmãozinho. Ah, seria bom mais um miúdo nesta casa.
    Mas papai, a dona aranha tem outra coisa mais preciosa? Não sabe? É que eu acabei de esmagar aquele algo muito precioso da dona aranha. E todas as suas perninhas. Foi sem querer, papai! Ah, sem querer também é causa negativa? Que coisa chata.


[Primeiro conto de meu projeto de livro infantojuvenil, MIÚDOS.]

4 comentários:

  1. "A dona aranha subiu pela parede/veio a chuva forte/e a derrubou/já passou a chuva/o sol já vai surgindo/e a dona aranha continua subindo".
    Up, aranha! Parabéns! Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi Edson,
    Parabéns por esse projeto. Eu que nunca tinha tido maior contato com literatura infantil, no módulo do Marcelo adorei! É encantador! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Olá Edson,
    Um bela incursão nesse nosso pequeno-grande-mundo. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. ... fabuloso você como Sophia... adorei!!!
    Achei muito bacana, uma delícia de se ler.
    É perfeitamente a Sophia falando, pude até vê-la e ouví-la em algumas frases... hehehehe

    Grande abraço

    Marco Tze Ju

    PS: Será que é ela?!?

    ResponderExcluir