06 junho 2009

Flashs - Dizendo sim à poesia


[Gustavo Lopes e Paloma Vidal]

Gustavo Lopes, editor argentino, participou de debate ontem, no Instituto Cervantes, sobre a edição de poesia e o papel das pequenas editoras. A mesa foi mediada pela editora da revista Grumo, Paloma Vidal. Participaram da mesa, também, o editor Vanderley Mendonça (editor do selo Demônio Negro) e a poeta, tradutora, editora (mostrou várias plaquetes de sua produção) e curadora do evento, Virna Teixeira.

O destaque da noite foi o questionamento de Gustavo Lopes sobre as novas mídias para leitura e circulação de livros e como as novas gerações se adaptam rapidamente a elas. Frase dele que gerou controvérsia e aparte apaixonado do grande poeta Rodrigo de Haro: "Os livros são objetos da Idade Média". Rodrigo pediu a palavra várias vezes e falou sobre o encanto do livro, seu cheiro, a passagem do tempo estampada em suas amareladas páginas, a alimentação dos cupins etc., e sua categórica frase: "A relação com o livro é uma relação carnal, sexual. O livro nunca deixará de existir".


[Claudio Willer apresentando o poeta e leitura de Rodrigo de Haro]

O recital da noite ficou por conta do poeta espanhol Rodolfo Häsler, do cubano Efrain Rodrigues Santana — dedicou sua leitura ao poeta e tradutor Claudio Daniel; disse com firmeza que o poeta deveria estar no evento compartilhando com os colegas e reafirmou sua importância para a poesia hispano-americana —, do português Luís Serguilha e do mexicano Victor Sosa. Belas leituras e poesia de alto nível. A leitura em dueto de Victor Sosa e Serguilha foi maravilhosa.

Um comentário bem-humorado, atrás de mim, depois da apresentação de Rodrigo de Haro feita pelo poeta Claudio Wllier: "Ele nem precisa ler mais...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário