22 outubro 2020

SOUVENIRS

 





 







ano que vem não irei ao Japão

nem visitarei Jerusalém

estarei por aí recolhendo

os pedaços de meu coração americano

mas enviarei cartões-postais

para os amigos

e para mim mesmo

decalcarei neles selos comemorativos

comprados em algum mercado de Istambul

o envelope exalará um odor de milho

e em letras miúdas grafarei meu nome

o sobrenome e também o local

de alguma visitação histórica ou religiosa

no cartão se lerá: queridos, saudades, fico por aqui

não visitei templos budistas nem sinagogas

vi de relance a Mona Lisa

mas não era a original

as catedrais daqui são inigualáveis

mas só as vi de fora

as entradas estão proibidas

os monitores dos museus foram desligados

há muita “gente” na rua buscando bares

os branquelos passeiam com suas bermudas

e os que ali éramos morenos

fingem que são mouros

pois há gringos da Califórnia e eles parecem

que são louros

fico do lado de fora a observar a encenação

de um mundo que já não é o mesmo

quero crer que minha visão é privilegiada

uma serenata sem metáforas

me azucrina as noites

não há palavras para o som metálico

das castanholas que vibram

sob a tensão que se instaurou

no velho e bizarro mundo.











3 comentários: