22 maio 2009

Ney Ferraz à queima-roupa




1. O que é a poesia para você?

Nunca tive como saber o que é a poesia. Para o poeta ela é uma estranha proximidade. Uma força anônima. Como poeta e como leitor sei que a poesia é muito rara. Tarda a acontecer. Abre-se o livro e é tão difícil encontrá-la ali. Mas se ela se manifesta, encontramos o poeta. Há um abismo que só faz crescer entre quem escreve e a poesia. Houve um tempo em que o poeta escrevia municiado pelos tratados de poética. Outro, em que ter uma máquina de escrever era ser criminoso. Hoje, a tecnologia governa a nossa vida. Mas nem por isso é mais fácil. Tanto que cada vez mais parece que ser poeta é um ofício antiquado. Inútil. Menosprezado. O poeta sumiu do assim chamado “discurso público”. E a poesia talvez já seja outra coisa que mais uma vez nos escapa.

2. O que um iniciante no fazer poético deve perseguir e de que maneira?

Fazer coisas em desuso. Ler, observar, anotar, sair à rua. Ir ao encontro dos seus espectros. Surpreendentemente foi Vinícius de Moraes e não João Cabral de Melo Neto que viveu como poeta. A poesia tem também as suas leis e regras difíceis de serem perscrutadas. O poeta deve estar atento. Escolher. Fugir. Ir em frente. Sem que nada disso deixe de ser um recolhimento. Arder, arder, arder como um fogo de artifício, como diz Jack Kerouac.


3. Cite-nos 3 poetas e 3 textos referenciais para seu trabalho poético. Por que destas escolhas?

Ana Cristina Cesar. Eu havia saído da universidade, início dos anos 1990, e dei de cara com ela numa livraria em Belém. Não era suicídio sobre a relva, título do meu primeiro livro publicado em 2000, é um conhecido verso dela. Depois veio meu encontro com Max Martins. Muitos papos. Muitas leituras. Redescobri Henry Miller. Lawrence Ferlinghetti. Os poetas beats. Paulo Plínio Abreu, Robert Stock, Mário Faustino. Nesse início dos anos 1990 inaugurou-se em Belém a Casa da Linguagem. Foram tempos agitados. Lá tínhamos a liberdade que o curso de letras da universidade não podia oferecer. O Max Martins dirigia a Casa da Linguagem. Tudo era misturado ali. Um Caldeirão. Vicente Franz Cecim. Benilton Cruz. Antônio Moura. Sérgio Wax. Uma sensibilidade sismográfica. Bem, não tem como ser três, o poeta é sempre cercado por uma legião. Outros autores e outros textos vieram e foram se impondo. Jorge Luis Borges, Herman Melville, Sylvia Plath, Thomas Bernhard, Blanchot. Mais recentemente descobri a poesia estonteante e sem rumo de Luís Serguilha, em suas Embarcações. Como poeta nada mais surpreendente que achar um autor e seu texto – é sempre deles que posso partir.



Ney Ferraz Paiva nasceu em Belém em 1962. Publicou dois livros pela Fundação de Cultura Cidade de Recife, como resultado do Prêmio Eugênio Coimbra Júnior: Não era suicídio sobre a relva (2000) e Nave do Nada (2004). Prepara o terceiro, Val-de-cães, para ser lançado este ano pela Pazulin. Reside em Palmas, Tocantins. E-mail: neyferrazpaiva@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário