15 outubro 2010

Arquivos Incríveis de JA

Conheci o jornalista João Antonio lá em Campinas, nas Rodas de Leitura organizadas pelo Sesc. Ele é um grande pesquisador, colecionador e envia pérolas por email selecionadas de seus Arquivos Incríveis.

Quando lançarmos o site MUSA RARA, João terá uma coluna especial para mostrar seus achados.

Olha só o que ele garimpou:

ANIMA 2 , revista de literatura e cultura, de abril de 1977.




10 comentários:

  1. Edson
    Será um prazer colaborar com seu site. Se em outras épocas houveram publicações criativas e corajosas, como ANIMA, neste mundo virtual de hoje também há, e muitas. Muitas delas são criações suas, ou onde colaboras. O que quero dizer é que o pesquisador do futuro, com seus ARQUIVOS INCRÍVEIS, fatalmente terá que reproduzir seus site e suas revistas virtuais.
    joão antonio

    ResponderExcluir
  2. ANIMA era uma revista editada por JOSÉ CARLOS CAPINAN e ABEL SILVA, dois grandes poetas e dois dos maiores letristas de nossa moderna musica popular. Estava no contexto da dita "Imprensa Alternativa", que era na época a mais criativa e ousada. Inclusive do ponto de vista grafico. Eu tenho apenas dois numeros, não sei dizer se foi adiante, tenho que pesquisar melhor para descobrir. Mas em geral revista de arte-cultura não tem vida longa, infelizmente.Naquela época obscura, politicamente, então nem se fala.
    joão antonio b almeida
    campinas sp

    ResponderExcluir
  3. Edson
    Se me permite uma contextualizaçao... Olha, neste tempo a imprensa não publicava Gullar, muito menos repercutia suas idéias.Ele vivia fora do Brasil, exilado. Gullar ficava circunscrito a Imprensa Alternativa, do qual Anima fazia parte. Hoje toda a midia repercute qualquer declaração dele, mas nem sempre foi assim. Os livros dele saím pela Civilização Brasileira, editora notoriamente opositora ao regime militar.Lembro muito bem do livro POEMA SUJO, quando saiu, e circulava quase marginalmente por aí, numa pobre(forma) edição brochura, tinha quase aspecto de gibi. Circulava nos comitês pró-abertura ou nas manifestações contra a ditatura militar.
    joão antonio b almeida[
    campinas sp

    ResponderExcluir
  4. Boa, anônimo João. É essa introdução informada e atilada que seus leitores ganharão no MUSA RARA. Grato.

    ResponderExcluir
  5. Edson, parabéns pela publicação. Já estou curiosa e desejosa dessa MUSA RARA.

    ResponderExcluir
  6. Edson,

    não cesso de encontrar deleite por aqui. Ferreira Gullar, Micheliny Verunshk... Estou te seguindo à toda!!!

    Forta abraço!

    ResponderExcluir
  7. Beleza, Wilson.
    Sigamos em linha...
    até.

    ResponderExcluir
  8. Belo achado Edson.
    Fico no aguardo da MUSA!

    Abraços.

    ResponderExcluir