28 março 2009

André Ricardo Aguiar à queima-roupa



1) O que é poesia para você?

Poesia é uma resposta com todas as perguntas por dentro.

2) O que um iniciante no fazer poético deve perseguir e de que maneira?

Conviver de maneiras bem variadas com o mundo e com os livros, aceitar todas as leituras como um incessante vai e vem entre conhecer e desconhecer. Tirar proveito disso em qualquer dia. Exercer o ato da escrita como se dependesse do alimento. Como se andasse de bicicleta sem a angústia do destino. E só publicar de voz pensada.

3) Cite-nos 3 poetas e 3 textos referenciais para seu trabalho poético. Por que destas escolhas?

Drummond, Pessoa e Jacques Prévert. De Drummond, A máquina do mundo; do Pessoa, os poemas heterônimos; de Prevért, Para pintar o retrato de um pássaro (Pour faire lê portrait d’um oiseau).
Drummond, porque empreende um percurso vertical aos questionamentos do mundo e da linguagem, Pessoa, porque estreitou incessantemente o jogo entre espelhos e Prévert, pelos jogos lúdicos, pela linguagem pedindo espaço para brincar. Estes poetas oferecem direções não tão alinhadas, antes, trabalham um certo jeito torto de viver, um viver onde o literário adoece de vida.

André Ricardo Aguiar nasceu em Itabaiana-PB em 1969. Atualmente, mora em João Pessoa. Cursou faculdade de jornalismo e letras. Começou com os livros de poemas A Flor em Construção e Alvenaria. Colaborou em revistas como Correio das Artes, Crispim, Poesia Sempre, Ficções (Portugal), Zunái, Cronópios, Germina. Ingressou na literatura infantil com O rato que roeu o rei (Rocco) e Pequenas reinações. Também editou um livro de crônicas, Bagagem Lírica. Mantém o blog Fora da Gaveta (http://andrericardoaguiar.wordpress.com) É membro do Clube do Conto da Paraíba. E-mail: diariodebordo@yahoo.com

Um comentário:

  1. Gostei da resposta do poeta para a pergunta número 1... O vate foi na mosca: poesia é um problema cheio de perguntas... Com Drummond e Pessoa estamos eternamente bem servidos e acompanhados... Abs do Josealoisebahiabhzmg...

    ResponderExcluir