23 setembro 2010

Jornal MEMAI e Micropolis


























O jornal de Letras e Artes japonesas, MEMAI, lança seu quinto número e completa 1 ano de circulação. Seu nome significa, em japonês, “Vertigem” e constrói pontes híbridas entre o Oriente e o Ocidente.

Nesta edição, com essa capa maravilhosa, podemos encontrar um artigo sobre a gravura japonesa que influenciou pintores como Van Gogh, Manet e Gauguin.

Conheci sua simpática editora, a jornalista Marília Kubota, na Casa das Rosas. Pelo Correio, ela me enviava os números do jornal, antes de aparecer no lançamento do livro “O que é poesia?”. Ela também é haicaista e nos oferece, em primeira mão, um pouquinho de suas micropolis iluminações.

O projeto gráfico do jornal é da artista plástica Sandra Hiromoto. Você pode conferir o site www.jornalmemai.com.br e se quiser assinar ou conhecer na faixa, mande um email para contato@jornalmemai.com.br


Micropolis
Por Marília Kubota



De repente
A luz alumia a casa
Um bando de vagalumes


Névoa na cidade.
Cantam os pneus da bicicleta
o ciclista  assobia.


Passeio no entardecer.
O velho descansa na varanda.
Pantufas vermelhas.


Tarde de calor.
O elefante, a girafa, a moça,
Deslizam em nuvem.


Flores de ipê
Caídas na calçada nova
No coreto discursos velhos.


Na fimbria do dicionário
a fileira de formigas
obstrui a pesquisa


Tarde de calor.
O gato aguarda espetáculo:
a dança do mosquito.

2 comentários:

  1. Concisos. Lacônicos. Parcimoniosos. Sensíveis ao diminuto cotidiano. Assim são os belos haicais de Marília Kuboto. Eu não os conhecia. O seu blgo, Edson, me deu este presente. Gostei muito. Que venham outros. Parabéns a vocês 2. Abraços. Amador Ribeiro Neto

    ResponderExcluir
  2. Eu assino a revista e confesso: é uma preciosidade. E tão barata... Eu assinei pelos textos referentes à poesia japonesa e me deparei com um universo ríquissimo em todas as outras artes. Parabéns à Marília pelo jornal e à você pela divulgação deste trabalho.

    Abraço!

    ResponderExcluir