01 setembro 2010

À beira-mar








[Pedro Salgueiro, Marcelino Freire, companheira do Chico, Chico César, amigo do Chico, Branca Ramil, Vitor Ramil, Edson Cruz e Karla Melo]


Na noite de sábado, em João Pessoa, depois do debate sobre Literatura e Novas Mídias, do lançamento de O que é poesia? e do show de Vitor Ramil, fomos jantar em um quiosque na beira da praia. Choveu nesta noite. Começou durante o show do Vitor Ramil. Aliás, lindo. Voz, violão, letras e postura de palco. O Marcelino e eu tomando cerveja e embevecidos com o show. A estética do frio geometrizada em João Pessoa. Essa cidade quente e com uma luz inacreditável. Foi um choque voltar pra São Paulo. Amanhecer em São Paulo, com sua luz baça e sua poluição monstro.

Apesar de pouco público e de algumas falhas na organização, o evento idealizado pela Funjope, na figura do gentleman André Ricardo Aguiar, foi um sucesso.

Na manhã de sábado, conheci o bairro e a praia do Bessa com o amigo jornalista e parceiro de vários anos, Linaldo Guedes. Linaldo foi me pegar no hotel, apesar de estar se recuperando de uma gripe forte, e regados à água de coco, conversamos sobre a vida, sobre literatura e sua mazelas.

Não almoçei neste dia, pois me senti o mais gordo dos baianos. Com uma pança enorme resfolegando pelas areias de João Pessoa.

No dia anterior, sexta à tarde, já havia reencontrado o mestre Raimundo Carrero em seu diálogo sobre autores e editoras.

À noite, depois do debate, Lau Siqueira nos carregou pra jantar e, antes, nos levou para uma exposição  de Abelardo da Hora na Estação Ciência. O trabalho artístico mais incrível que vi nos últimos anos. Uma descoberta pra não ser esquecida. Eu nunca escutara o nome de Abelardo.



Valeu, Lau.

5 comentários:

  1. Linaldo também é um gentleman. Que bom que gostou da nossa terra.

    ResponderExcluir
  2. A pessoa que você cita como companheira do Vitor Ramil, é sua irmã:
    Branca Ramil(empresária/produtora). Bem, é uma companheira e tanto!

    ResponderExcluir
  3. Prazer enorme vê-los por aqui, Edson. Espero que venham mais vezes. Você tem razão, Abelardo é da hora. Um artista que o Brasil precisa conhecer melhor.

    ResponderExcluir
  4. Elenice. valeu o toque. Já coloquei o nome de Branca Ramil lá... agora só faltam os nomes da "companheira" do Chico e de seu amigo.
    abraço,

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que trabalho incrível do Abelardo. Como filha e neta de escultores, fico sempre muito feliz quando me deparo com trabalhos deste nível. Além do mais, me fez lembrar meus velhos, na velha oficina... Vou procurar mais sobre o artista, que também não conhecia. Abçs.

    ResponderExcluir