10 fevereiro 2009

Elisa Andrade Buzzo à queima-roupa




1) O que é poesia para você?

Poesia é um conceito volúvel. No momento posso dizer que é um modo de enxergar a vida ou aquilo que posso criar, me expressando em poema ou prosa, a partir do que o mundo me revela.

2) O que um iniciante no fazer poético deve perseguir e de que maneira

Um iniciante no fazer poético a princípio não tem deveres, mas deveria fazer o que sua impulsão pedir. No entanto, pode ser útil observar muito, saber reler e cortar um texto, ler autores clássicos. Também é interessante ter uma idéia de como sua escrita está inserida na contemporaneidade.

3) Cite-nos 3 poetas e 3 textos referenciais para seu trabalho poético. Por que destas escolhas?

Paulicea Desvairada, de Mário de Andrade (porque com ele comecei a vislumbrar as possibilidades de poesia sobre São Paulo e a querer estudar literatura)
A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade (porque com ele aprendi a ser doce e austera diante do nosso mundo)
Cânticos, de Cecília Meireles (porque com ela aprendo a mostrar o mundo interior e o lirismo)



Elisa Andrade Buzzo nasceu na cidade de São Paulo em 1981. É jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Depois de seu primeiro livro de poesias, Se lá no sol (Rio de Janeiro, 7Letras, 2005), seus trabalhos apareceram em antologias no Brasil e exterior como Oitavas (São Paulo, Demônio Negro, 2006), Cuatro poetas recientes del Brasil (Buenos Aires, Black&Vermelho, 2006), Caos portátil, poesía contemporánea del Brasil (Cidade do México, El Billar de Lucrecia, 2007, Antologia Vacamarela (São Paulo, 2007) e Poesia do dia – poetas de hoje para leitores de agora (São Paulo, Ática, 2008).

Teve poemas publicados em revistas e suplementos literários como Revista Viento en Vela, Poesia Sempre, Revista de Autofagia, Claudia, pisc!, DiVersos, Originais Reprovados, Rattapallax e Suplemento Literário de Minas Gerais. Na internet seus poemas podem ser encontrados nas revistas online Germina Literatura (http://www.germinaliteratura.com.br) e sèrieAlfa (http://www.seriealfa.com).

Co-edita a revista de literatura e artes visuais Mininas. Na internet, mantém o blog Calíope (http://caliope.zip.net) e uma coluna no Digestivo Cultural (http://www.digestivocultural.com). Email: elisabuzzo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário