22 fevereiro 2011

Em Belo Horizonte

 [Abertura no Palácio das Artes: Wilmar Silva (curador do Portuguesia) e Ignacio Martínez-Castignami (do Instituto Cervantes)
 


[Primeiro encontro: Gervasio Monchietti (ARG), em pé; Ronald Augusto (RS) e José Inácio Vieira de Melo (BA)]

17 fevereiro 2011

PORTUGUESIA

VERÃO ARTE CONTEMPORÂNEA APRESENTA

PORTUGUESIA 
FESTA DA POESIA DE LÍNGUAS PORTUGUESAS E ESPANHOLAS

Belo Horizonte torna-se a cidade da poesia com a edição mundial do Encontro Internacional PORTUGUESIA Festa da Poesia de Línguas Portuguesas e Espanholas, no Verão Arte Contemporânea, durante os dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2011, no Palácio das Artes e no Instituto Cervantes, com a participação de poetas e artistas do Brasil e do exterior, apresentando as línguas da poesia através de livros, vídeos, debates, autógrafos, performances, instalações, onde a literatura acontece em suas mais diferentes linguagens, sendo a poesia um espelho entre a vida e a arte.

PORTUGUESIA é um projeto de pesquisa de poesia de Wilmar Silva, autor do livro-dvd PORTUGUESIA Minas entre os povos da mesma língua, antropologia de uma poética, volume 1 de uma série sem fim, com 101 poetas de Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Brasil (Minas Gerais), contra-antologia com 5 poemas de cada um dos autores, mais DVD encartado ao livro com 2 horas de videopoemas, gravado in loco durante as suas viagens pelo mundo de línguas portuguesas.        

Além de PORTUGUESIA Festa da Poesia de Línguas Portuguesas e Espanholas em Belo Horizonte, em 2011 o projeto chegará a Casa de Portugal em São Paulo, ao FestiPoa em Porto Alegre, a Casa Museu Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, Portugal, onde acontece desde 2009 uma edição do projeto, através de uma realização da Cámara Municipal de Vila Nova de Famalicão.     


3ª EDIÇÃO 18 E 19 E 20/02/2011

VERÃOARTECONTEMPORÂNEA52011

PALÁCIO DAS ARTES
INSTITUTO CERVANTES

“PORTUGUESIA CONTRAANTOLOGIA: MINAS ENTRE OS POVOS DA MESMA LÍNGUA, ANTROPOLOGIA DE UMA POÉTICA” PROJETO DE PESQUISA DE POESIA DE LÍNGUAS PORTUGUESAS E ESPANHOLAS

BELO HORIZONTE MINAS GERAIS BRASIL


CURADORES
WILMAR SILVA (autor do projeto), LUÍS SERGUILHA, REGINA MELLO

POETAS E ARTISTAS CONVIDADOS

Portugal: Jorge Melícias, Luís Serguilha
Angola: Isidro Sanene
Argentina: Gervasio Monchietti
Espanha: Ignacio Martínez-Castignani
Finlândia: Rita Dahl
Brasil/Rio de Janeiro: Afonso Henriques Neto, Camila Vardarac, Elaine Pauvolid
Brasil/São Paulo/SP: Edson Cruz, Ivani Ranieri
Brasil/Porto Alegre/RS: Fernando Ramos, May Pasquetti, Ronald Augusto
Brasil/Salvador/BA: José Inácio Vieira de Melo
Brasil/Uberaba/MG: Guido Bilharinho
Brasil/Belo Horizonte/MG: Ana Gusmão, Babilak Bah, Brenda Marques Pena, Bruna Piantino, Camila Buzelin, Cristina Borges, Dagmar Braga, Flávia Craveiro, Francesco Napoli, Gilberto Mauro, Gonzaga Medeiros, Helena Soares, Jairo Faria Mendes, João Baptista Santiago Sobrinho, Joaquim Palmeira, Jovino Machado, Leonardo Morais, Lucas Guimaraens, Mário Alex Rosa, Mônica de Aquino, Olga Valeska, Patrícia Avellar Zol, Regina Mello, Rubens Rangel, Simone Andrade Neves, Wagner Moreira, Wallace Armani, Wilson de Avellar, Wilmar Silva.       

DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2011, SEXTA-FEIRA
PALÁCIO DAS ARTES JARDINS INTERNOS E CINE HUMBERTO MAURO 

14h00 PALÁCIO DAS ARTES
INSTALAÇÃO VISUAL
C/ REGINA MELLO
INSTALAÇÃO SONORA “PRTGSOUUEIA”
C/ DANIEL MENDONÇA

14h30
ABERTURA Ione de Medeiros & Patrícia Avellar Zol & Ignacio Martínez-Castignani  
APRESENTAÇÃO “PORTUGUESIA”, por Wilmar Silva, Autor do Projeto   

15h00
PERFORMANCE “GUESAS LIVRES”
C/ Ana Gusmão & Flávia Craveiro & Gonzaga Medeiros & Helena Soares   

15h30
POMAR

17h00   
PERFORMANCE “GUESAS LIVRES”
C/ Bruna Piantino & May Pasquetti & Mônica de Aquino 

17h30 
PROVOCAÇÃO A POESIA EM TRANSE: IMAGINÁRIOS DE RESISTÊNCIA
MEDULAS DE DIÁLOGO A POESIA DO EXCESSO & AIHEITA VAN GOGHIN KORVASTA & ANÔMALOS
C/ Jorge Melícias & Rita Dahl & Wagner Moreira
Provocador Wilmar Silva  

19h00
PERFORMANCE “GUESAS LIVRES”
C/ Edson Cruz & Isidro Sanene & Wallace Armani

19h30
CINE HUMBERTO MAURO PALÁCIO DAS ARTES
ABERTURA DA MOSTRA “PORTUGUESIA.DOC”
HOMENAGEM A GUINÉ-BISSAU
C/ PORTUGUESIA.DOC ABISSAL
OU ETNIA, MISÉRIA, BELEZA, ESPERANÇA

20h30
PERFORMANCE “GUESAS LIVRES”
C/ Jairo Faria Mendes & Gervasio Monchietti & Ronald Augusto

22h00 ANTROPOFAGIA E NOITE


DIA 19 DE FEVEREIRO DE 2011, SÁBADO
INSTITUTO CERVANTES

10h00/12h00 PRAÇA RAUL SOARES
PERFORMANCE “COSTURA DE RUA”
C/ Wilson de Avellar & Beatriz de Almeida Magalhães & Bordadeiras de Histórias da Vila Mariquinhas

12h00/15h00 ANTROPOFAGIA

15h00 INSTITUTO CERVANTES
PERFORMANCE “GUESAS LIVRES”
C/ Camila Vardarac & Dagmar Braga & Olga Valeska & Regina Mello 

15h30
PROVOCAÇÃO A VIDA E A MORTE DO SOL OU
MEDULAS DE DIÁLOGO OU METAFORMOSE VIDA E ARTE
C/ Gervasio Monchietti & Ronald Augusto & José Inácio Vieira de Melo 
Provocadores Gilberto Mauro & Joaquim Palmeira     

17h00
PERFORMANCE “GUESAS LIVRES”
C/ Ignacio Martínez-Castignani & Lucas Guimaraens & Simone Andrade Neves     

17h30
PROGRAMA AO VIVO rádio educativa UFMG 104,5 www.ufmg.br/radio
TROPOFONIA uma experiência de linguagem – Prêmio Roquette-Pinto ARPUB/MinC
Homenagem a Affonso Ávila
C/ Cristina Borges & Francesco Napoli & Wilmar Silva & Gervasio Monchietti

18h30 EQUINÓCIO

19h00
APRESENTAÇÃO/LANÇAMENTO LIVRO KOA`E  
C/ Luís Serguilha & Ivani Ranieri
Provocador Elaine Pauvolid

20h30
PROVOCAÇÃO GUIMARAENS: ORIGEM E RUPTURAS DE UMA TRADIÇÃO
MEDULAS DE DIÁLOGO SIMBOLISMO, MODERNISMO, POESIA MARGINAL
C/ Afonso Henriques Neto & Lucas Guimaraens
Provocador Mário Alex Rosa

21h30
POMAR

22h00 NOITE


DIA 19 DE FEVEREIRO DE 2011, SÁBADO, 17 ÀS 22H
PALÁCIO DAS ARTES CINE HUMBERTO MAURO

MOSTRA “PORTUGUESIA.OUVISUAIS” VIDEOPOEMAS

Mostra A  17h
“Portuguesia parte I” dir. Wilmar Silva 60’

Mostra E  18h
“A Poética de Philadelpho Menezes” dir.  Marco Antônio Coelho Filho   26’16”
“Demetrio Stratos”  18’40”

Mostra I  19h
“Leopoldo Maria Panero”  4’07”
“Al Berto” 3’19”
“Léopold Sédar Senghor” dir. Rokia Traore  3’50”
“Cântico Negro de José Régio” por Marco D’Almeida  3’49”
“Perto de Ninguém”  dir. Marcelo Costa Baiotto  0’36”
“Gol de Regina Mello”  2’44”
 “Extinção de Régis Bonvicino” por Antônio Abujamra 1’06”
“Fluxo” dir. Lígia Moraes  1’30”
“Código Postal  de João Negreiros” por Cátia Cunha e Silva  5’18”
“Convergências de Tchello D'Barros” dir. Tchello D'Barros  4’36”
“Hai Kai” Dir. Rodolfo Magalhães 15’
“Lampejos “ dir. Luiz Edmundo Alves 10’

Mostra O  20h
“Neonão com Wilmar Silva e Francesco Napoli” dir. Regina Mello e Giovane Gomes  10’20”
“Desertos de Vera Casa Nova” dir. Afonso Klein  2’55”

Mostra U  21h
“Hilda Hilst: Casa do Sol Vivo” prod. Cristiane Grando e Leo Lobos 28’
“Florbela Espanca” prod. Gabriela Mangieri  3’28”
“Roberto Piva” 10’25”
“Prazer em te desconhecer” dir. Jairo Faria Mendes e Adilson Siqueira  15’


DIA 20 DE FEVEREIRO DE 2011, DOMINGO
INSTITUTO CERVANTES

10h00/12h00
LANÇAMENTO/PERFORMANCE EM TRANSE VIAGEM AO CURRAL DEL REY PRAÇA DA LIBERDADE
ANU (10 anos 1ª edição/2001, 6ª edição/2011 Yerba Mala Cartonera/Bolívia) e 
ESTILHAÇOS NO LAGO DE PÚRPURA (5 anos 1ª edição/2006, 6ª edição/2011 Editora Multifoco, coleção Orpheu/ Rio de Janeiro/Brasil)  
C/ Camila Buzelin

12h00/15h00
ANTROPOFAGIA

15h00 INSTITUTO CERVANTES
PERFORMANCE “GUESAS LIVRES”
C/ Afonso Henriques Neto & Elaine Pauvolid & Jorge Melícias & Mário Alex Rosa

15h30
PROVOCAÇÃO INTRAEXTRAINTERNET: ESPAÇO EM REDES
MEDULAS DE DIÁLOGO ORIGEM, CAOS, MUNDO, NADA   
C/ Babilak Bah & Edson Cruz & Guido Bilharinho
Provocador Jovino Machado

17h00
PERFORMANCE “CORPOLETRADO”
C/ Babilak Bah

17h30
PROVOCAÇÃO PORTUGUESIA: A VIAGEM EM BUSCA DE   
MEDULAS DE DIÁLOGO NATUREZAS DO SÉCULO XXI
C/ Fernando Ramos & Luís Serguilha & Wilmar Silva
Provocador Ronald Augusto

18h30 EQUINÓCIO

19h00
APRESENTAÇÃO/LANÇAMENTO LIVROS A TERCEIRA ROMARIA & ÁRVORE EM V
C/ José Inácio Vieira de Melo & Francesco Napoli & Rubens Rangel
Provocador Leonardo Morais  

21h00
PERFORMANCE “GUESAS LIVRES”
C/ Guido Bilharinho & João Baptista Santiago Sobrinho & Rita Dahl

21h30 RAPADURA &

22h00 LIBERDADE LIVRE

DIA 20 DE FEVEREIRO DE 2011, DOMINGO, 17 ÀS 22H
PALÁCIO DAS ARTES CINE HUMBERTO MAURO

MOSTRA “PORTUGUESIA.OUVISUAIS” VIDEOPOEMAS

Mostra A  17h
“Portuguesia parte II” dir. Wilmar Silva 60’

Mostra E  18h
“Banquete Antropofágico de Mazzilli” dir. Rodolfo Magalhães  7’
“A Verdade de Cruzeiro Seixas” por Antônio Abujamra  0’32”
“Extracción de la piedra de la locura de Alejandra Pizarnik” por Ingrid Pelicori 8’03”
“Francesco Napoli” dir. Regina Mello  1’31”
“Ana Hatherly” dir. Héctor Amador Matehuala  3’47”
“O Pavão Negro de Ana Hatherly”  video espontâneo  1’32
“Poesia das Sombras II de Regina Mello”  3’45”
“Quatro Cantos do Caos de Melo e Castro por Márcio-André” dir. Regina Mello  5’20”
“Lesma de Manoel de Barros” por Família Espíndola 1’24”
“Os olhos de João Negreiros”  1’24”
“Slam par Manu de Léopold Sédar Senghor” 3’50”
“Sophia de Mello Breyner Andresen” por Maria Bethânia e Maria Andresen  1’12”
“Testamento de Alda Lara” por Reymundo e Maria Figueiredo 2’16”
“Procissão de João Villaret”  2’47”

Mostra I  19h
“Arthur Rimbaud” 47’

Mostra O  20h
“Belo Horizonte Bem Querer” por Manoel de Barros, Henriqueta Lisboa e Laís Corrêa de Araújo  3’
“Cruz e Sousa - O Poeta do Desterro”  por Kadu Carneiro  dir. Sylvio Back  5’04”
“Bandeiras de Guilherme Mansur”  0’45”
“Chuva de Poesia de Guilherme Mansur”  0’45”
“Lágrima da Preta de António Gedeão”  1’36”
 “Veinte Siglos de Alfonsina Storni” por Camila C.  0’54”
 “Atlas de Wilmar Silva” 1’04”
“Autografia de Mário Cesariny” dir. Miguel Gonçalves Mendes  1’50”
“Poemas Visuales de Fernando Aguiar” 5’06”
“Esta Ciudad de Leo Lobos” 1’48”
“Doblo Noche de Lezama Lima” vídeo espontâneo 0’45”
“Estou Vivo e Escrevo Sol de António Ramos Rosa” por Gilberto Mauro e Wilmar Silva dir. Regina Mello  1’42”
“A Seta de Diane Mazzoni” 0’21”
“A Catedral de Alphonsus de Guimaraens”  por Lucinda e alunas  2’57”
“Florbela Espanca” prod. Gabriela Mangieri  3’28”
“Poemas de Ernesto Cardenal”  3’12”
“El Lado Oscuro del Corazón de Oliverio Girondo” por Doctor Mostaza 1’14”
“Extracto de Altazor de Vicente Huidobro” por Alejandra Valenzuela 2’

Mostra U  21h
 “Poesia Concreta”  dir. Sérgio Zeigler e Walter Silveira   45’




11 fevereiro 2011


o mendigo


o mendigo morreu.
calado.
calejado da luta pela vida.
herói anônimo de tantos
milagres econômicos.

não teve homenagens póstumas.
nem epitáfios espirituosos.

foi enterrado
sem pompas em cova rasa
o indigente.

apenas
um sabiá trinava
ao ouvido do morto
um canto melancólico
e pungente.








09 fevereiro 2011

   saliva


não vou falar

sobre aquilo tudo
que não sei
       faço de conta

não vou nomear
o que não carece
fazer aquela pergunta
desnecessária
constelação de saliva
em boca úmida

vou ficar aqui
eu e meu teclado
amarelado
o monitor Flatron
a piscar
uma folha Word
a esperar

palavras
palavras
palavras

mundos não
mudos habitados
por ninguém.

27 janeiro 2011

bile negra


há manhãs quando
nem o cheiro
do café
o jornal aberto
sobre a mesa
o sorriso franco
da amada
o chamado doce
de meu filho
o latido amigo
do cachorro
o frescor florido
da jabuticabeira
o canto verde
das maritacas
o azul-celeste
de janeiro
suprem o oco
do corpo a corpo
com a vida
o sumo
desperdiçado
a dádiva
                                                  imerecida

    

18 janeiro 2011

As coisas belas são difíceis


















A frase do título acima foi mencionada por Platão e revela uma sabedoria que pode ser aplicada à vida, às artes em geral e, mais especificamente, às tragédias gregas.

A tragédia é um gênero literário que, apesar de passados 25 séculos, ainda mantém o fascínio e a sua importância. Continuamos, de tempos em tempos, a tomar emprestado dos gregos seus temas e seus personagens trágicos para aprender mais sobre nós mesmos e, quiçá, experimentarmos alguma catarse.

O trágico é uma dimensão fundamental da condição humana e da história. Para nos reconhecermos como demasiadamente humanos que somos e daí podermos extrair algo que nos transcenda, ou nos redima, temos que re-conhecer o trágico.

Importante notar que o trágico não é a infelicidade ou o dramalhão, nem a catástrofe propriamente dita e televisada de nossa era. O trágico é uma contradição, um paradoxo, uma dialética, mais existencial do que lógica e sem qualquer superação. É a vivência plena do destino ou missão de cada um. Para o grego antigo, a existência é trágica por excelência.

Ler e conhecer as tragédias gregas são fundamentais para nutrir nosso espírito, para fortalecer nossa humanidade em toda a sua fragilidade.

A tragédia Édipo Rei (ou Édipo Tirano, ou o Rei dos Pés Inchados – dependendo da tradução), de Sófocles, talvez seja a representação mais acabada da condição trágica do ser humano. A ideia que permeia a história de Édipo e sua esposa/mãe Jocasta é a de que “nenhuma criatura humana pode fugir a seu destino”. Por mais que Édipo tenha tentado driblar o que o oráculo no templo de Delfos lhe vaticinara não o conseguiu. Mesmo sem saber (inocente, entre aspas), matou o seu pai Laio e acabou casando com sua mãe (que também não sabia ser ele o filho mandado para a morte, justamente para que não pudesse cumprir o oráculo terrível de que mataria o próprio pai).

Édipo é confrontado por Tirésias (talvez o personagem mais interessante da peça), o cego adivinho que tem a coragem de enfrentar o poder instituído, o Rei, e revelar-lhe sua verdadeira condição. Tirésias nada teme, pois está do lado da verdade. Mas não deixa de manifestar um lamento pungente: “Ai de mim! Como é terrível saber, quando o saber de nada serve a quem o possui!”

Outra revelação enunciada pelo coro (cujas falas representam o senso comum da cidade e da cultura daquela época) é a de que não existe felicidade para os mortais, no sentido que chamamos no budismo de “felicidade absoluta”. O coro entoa: “Pobres gerações humanas, como vossa existência nada vale a meus olhos! Qual o homem que obtém mais felicidade do que parecer feliz, para depois, dada essa aparência, desaparecer do horizonte? Tendo teu destino como exemplo, ó desditado Édipo, não posso mais julgar feliz quem quer que seja entre os homens”.

No fundo, a moral de qualquer tragédia é explicitada pela fala final do Corifeu. Ele lembra que Édipo havia sido invejado por todos na cidade. Quem não havia desejado estar no lugar dele? Édipo, o decifrador de enigmas famosos, que se tornou o primeiro dos humanos e se casou com a mais bela das rainhas. Sua fortuna não durou muito. Hoje, a miséria se apossou dele. “Guardemo-nos, então, de chamar um homem feliz, antes que ele tenha transposto o termo de sua vida sem ter conhecido a tristeza.”

Sábios, esses gregos.

13 janeiro 2011

A canção do venerável Krishna


    Ficara claro a todos que para as duas famílias só restava a guerra. Quando o dia e a hora que não poderiam ser evitados chegaram, os dois grandes exércitos se postaram frente a frente, com seus carros de guerra, seus corcéis e seus estandartes, como se fossem duas sinistras cidades rivais. Então soaram as trombetas de guerra, as conchas, tambores e gongos. O barulho tornavase ensurdecedor.
    Arjuna avançava no meio dos dois exércitos guiado por Krishna. O sinal para o início da batalha, do lado dos Pândavas, seria dado por ele. Nesse instante crucial, Arjuna pareceu titubear, entrou em desespero e dirigiu‑se a Krishna, inspirando profundamente entre um pensamento e outro:
    – Oh, Krishna, vendo minha gente e parentes postados para a luta, meus braços tremem, minha boca se resseca e meu corpo todo se arrepia. Meu arco desliza de minhas mãos, e não consigo me manter em pé. A vida que há em mim parece flutuar. Não consigo ver bem algum no fato de matar minha própria gente. No fundo, não quero a vitória nem o reino. O que são os deleites da vida? Que orgulho poderemos ter, se matarmos Duryodhana e sua cambada de saqueadores? Como poderemos ser felizes depois disso? Só a culpa seria a nossa companheira. Uma família destruída tem o seu darma corrompido. Com a perda do darma não haverá mais norma, lei, direito, justiça, costume, tradição, moral, piedade e, quiçá, religião. Se a ausência de leis prevalecer, haverá um transtorno na administração dos deveres da própria família, o que aprofundará o desequilíbrio. Seria melhor para mim se Duryodhana ou Karna me matassem na batalha, desarmado e sem resistência. Como eu poderei combater e ferir Bishma e Drona, que foram meus mestres? Matar os mestres só para obter a vitória ou bens seria o mesmo que nadar no próprio sangue. Difícil dizer o que seria pior: nós vencermos a batalha ou eles nos vencerem. Não consigo ver saída para esse dilema. Por favor, divino Krishna, acabe com minha aflição!
    Foi um momento solene em meio a um confronto que pairava paralisado e em silêncio repentino. Arjuna, em seu desabafo, deslizara no assento de seu carro e deixara seu arco e flecha escaparem de suas mãos dominadas pela dor. Foi então que Krishna, cheio de benevolência, tomou o fio do discurso e lançou-o sobre Arjuna:
    – O que é isso, Arjuna? De onde vem esse desânimo? Não aja como um fraco. Elimine a covardia de seu coração e levante‑se! Você se lamenta por quem não merece lamento. Um sábio alegra‑se na adversidade e se mantém firme na alegria e, por isso, conquista a imortalidade. Aquilo que não é nunca se tornará algo e aquilo que não se tornou algo é porque não era. Nada poderá causar a destruição daquilo que ainda não se deteriorou. Assim como um homem veste roupas novas após tirar as velhas, assim também, após eliminar a carne velha, o homem se cobrirá com uma nova. No meio de toda ação, você deve permanecer livre de todo apego. Precisa aprender a ver uma pepita de ouro e um montículo de estrume da mesma maneira. A morte é certa para quem nasce, e o nascimento é certo para quem morre. Por isso, não deve lamentar algo que é inevitável. Essa essência vital no corpo de todo ser nunca morrerá, portanto, não deve lamentar‑se. Você deve cumprir seu destino sem vacilar. Se não participar da guerra como pede seu darma, você será como um erro ambulante. Não se pode escapar de praticar um ato que deva ser praticado, e essa ação, com certeza, deixará sua marca latente. Você deve se preocupar sempre com a ação, e não com os frutos da ação. Não se torne a causa do fruto da ação, não fique preso à inação.
    Com muita benevolência, Krishna conduziu Arjuna por meio de todas as sutilezas de seu espírito. Mostrou para ele as mais profundas manifestações de seu ser e onde era seu verdadeiro campo de batalha: lá onde cada um tem que lutar sozinho, sem guerreiros nem flechas. Mostrou‑lhe a verdade e seus desdobramentos. E continuou Krishna:
    – Toda entidade viva é uma alma individual. Todas estão mudando seu corpo a todo momento, ora manifestando‑se como criança, ora como jovem ou idoso, embora permaneça a mesma alma eternamente sem mudança. Cada alma individual, por fim, transmigra de um corpo para outro, e é certo que terá tantos outros nascimentos, espirituais e materiais. Por isso, não há razão alguma para lamentar‑se por causa da morte. Do apego origina‑se o desejo. Do desejo gera‑se a cólera. Da cólera cria‑se a estupidez e as ações distorcidas. E as ações inadequadas geram sofrimento a si e aos outros. O homem que abandona todos os desejos e caminha sem pretensão, posses e livre do apego ao ego conquista a paz. Eu, Arjuna, sou o tempo que, avançando, faz a destruição do mundo. Por isso, levante‑se e conquiste a glória. Vença seus inimigos e conquiste um reino próspero. Seja apenas meu instrumento, porque é por mim que, antes de tudo, eles serão mortos. Coragem, brilho, firmeza, habilidade e, no combate, a força sem medo, a generosidade e o exercício do poder. Essa é a ação própria de sua natureza. Não a contrarie. Arjuna, você escutou o que eu disse com a mente reta como o tiro de sua própria flecha? Será que consegui dissipar sua ignorância?
    – Sim, Krishna – ele respondeu. – Sinto minhas ilusões se desfazerem uma a uma. Sou até capaz de contemplá‑lo em toda a sua plenitude. Através de você, vejo a vida e a morte. Por sua causa, agora estou firme. Minhas dúvidas foram dispersas e eu agirei conforme suas palavras. É costumeiro o tolo se esquecer nos momentos cruciais o que aprendera em ocasiões normais.

Ganesha estava maravilhado por relembrar essas santas palavras. Pena que a história tinha que continuar e muitas delas seriam esquecidas por Arjuna.

[Minha versão para jovens do famoso livro do Bhagavad Gita (A canção do venerável Krishna), um dos capítulos do Mahâbhârata - Vide edição aí ao lado]

11 janeiro 2011

epifanias

um girassol ilumina
o silêncio

das coisas sem voz
dos seres sem vez

de tudo que nunca

veio a ser


 

09 dezembro 2010

Poesia grapiúna agora









Uma segunda edição pode ser comparada à releitura de um livro. Reler é coisa de quem gostou da primeira leitura ou, no mínimo, ato de quem ficou intrigado ou mexido com o que leu imediatamente. A segunda edição de um livro de poemas é acontecimento incomum, infelizmente, em nossos dias – e em verdade sempre o foi, mas tem sido cada vez mais incomum, a ponto da primeira edição já ser, ela mesma, uma raridade. Se tal acontece, é porque um milagre chegou perto de acontecer, se não aconteceu, de fato. Mas atentemos para o que afirmou Horácio: “saepe stilum vertas, iterum quae digna sint legi scripturu, neque te ut miretur turba labores, contentus paucis lectoribus”1 .

Eu, dentro de meu mundo supostamente cosmopolita, metropolitano e bastante, me sabia pouco, muito pouco, em matéria de poesia grapiúna. Sosígenes Costa, Telmo Padilha, Ildásio Tavares, Florisvaldo Mattos, Adelmo Oliveira, Cyro de Mattos, Jorge Medauar – que em verdade sempre me impressionou mais escrevendo contos – e um ou outro poema avulso de nomes que já não me ocorrem mais. Devo a um paulista de Marília o reencontro com a poesia de meu estado, o poeta e ensaísta Gustavo Felicíssimo, que vem fazendo um trabalho irreprochável e decisivo na fixação de poetas grapiúnas, dentro da história da literatura baiana e brasileira.

Diálogos revela um contato com duas alteridades: a conversa entre poetas bastante diversos entre si; a conversa entre poetas grapiúnas e o mundo, a água ou terra que cerca essa ilha ou rio. No livro ora publicado há a poesia de linguagem coloquial, que lembra muito a obra de um Robert Frost (Edson Cruz, Heitor Brasileiro), há sonetos de grande ousadia mórfica (Piligra), haicais sem qualquer ranço de outro país ou tradição (Mither Amorim), poemas que vêm da influência oitentista brasileira do puzzle, certa pulsação das regras, com seus versos sinuosos e intimistas (Noélia Estrela, Rita Santana, Daniela Galdino), um memorialismo consistente que nos faz pensar em Miguel Torga – o poeta – e alguns outros poetas portugueses do século XX (George Pellegrini), e ainda poemas que são uma mistura de linhas e destinos (os poemas de André Rosa, os de Fabrício Brandão e os do caçula da coletânea, Geraldo Lavigne, nascido em 1986, mas que “disputa” de igual para igual com os demais escolhidos). Poesia é tradução, sempre. É a busca incessante pela palavra mais adequada àquilo que se sente e que se tornou idéia, pensamento, meditação. Afirmo, sem medo algum de passar por precipitado ou leitor desatento, que os poetas aqui reunidos chegaram o mais próximo possível de si mesmos. Mais próximo do que chegaram e talvez houvéssemos perdido a escrita de cada um deles, uma vez que certamente não conseguiriam mais voltar ao mundo dos fenômenos.

A diversidade, penso eu, é uma das mais louváveis características da antologia organizada por Felicíssimo, que tem a maturidade e a inteligência de encontrar qualidade – o belo – em todo e qualquer tipo ou gênero de poesia, sem discriminações, escolas, corporativismo. Se pensarmos na origem do termo “antologia” – do grego anthos: flor; logos: de legein, colher, juntar. Daí se segue a idéia de buquê de variado perfume. Nos períodos clássico e bizantino da literatura grega, produziu-se imensa antologia de poemas curtos, de diversos autores, a Antologia Grega –, teremos entendido bem o livro que pode ser descerrado pelo leitor a qualquer instante, com todos os seus perfumes diversos.

Eu, que sou e pretendo ser, sempre, parcial – uma vez que sou pessoa e indivíduo –, não desejo esconder minhas inclinações: me identifico e sou levado facilmente pela poesia de extrema sofisticação e sutileza, realizada pelo poeta, já bem localizado em nossa mídia, Marcus Vinícius Rodrigues, diversas vezes premiado. E ainda pela poesia de Edson Cruz, cheia de sagacidade e epifanias que se desdobram para além dos pequenos poemas que costuma realizar.

Espero uma terceira edição do Diálogos de Gustavo Felicíssimo e dos poetas grapiúnas de hoje. Uma antologia é um convite para o livro solo de um poeta; é o aperitivo para uma comida mais substanciosa e “pesada”.

Para amanhã, peço uma nova antologia. Sempre.

1 – “Revolve muitas vezes o estilo, se desejas que aquilo que hás de escrever seja digno de ser lido duas vezes e não sofras porque a turba te admira, sê satisfeito com poucos leitores”, em tradução de Mary Kimiko Murashima.


Henrique Wagner é poeta e crítico de arte.

Blog do Lçto: http://livrodialogos.blogspot.com/

28 novembro 2010

MAHÂBHÂRATA




































Sinopse:

Mahâbhârata
, épico da literatura indiana, originalmente escrito em sânscrito, é uma obra imensa, que foi condensada pelo poeta Edson Cruz, como mais um título da Coleção Clássicos do Mundo, da Paulinas Editora. Livro reverenciado pelos indianos, nele estão os fundamentos filosóficos do hinduísmo. Texto precioso que trata de sentimentos e verdades universais e aponta, por meio de suas metáforas, o caminho para se viver uma vida iluminada.

Na versão de Cruz, Ganesha, o senhor dos obstáculos, é quem toma a pena e ‘molha as palavras’ para narrar o conflito entre Pândavas e Káuravas, cerne do enredo de Mahâbhârata (que significa a grande história dos Bhârata), em que duas famílias, se enfrentam em uma guerra cruel pela disputa do reino da Índia. O momento culminante da narrativa acontece quando o príncipe Arjuna, em um momento de hesitação e de tocante reflexão, confidencia ao avatar Krishna o desejo de abandonar o campo de batalha para evitar mortes de amigos e familiares. Krishna, que há muito tempo previra a queda dos Káuravas, convence Arjuna de que aquela guerra fazia parte do ‘destino’ do reino e não poderia ser evitada: “Não se pode escapar de praticar um ato que deva ser praticado e essa ação, com certeza, deixará sua marca latente.”

Intrigas, enganos, política, romances tudo se condensa em Mahâbhârata: os grandes descendentes de Bhârata, um livro em que reis, deuses, homens de boa e de má fé se encontram no palco da guerra que não apenas reivindica o poder, mas da guerra que lança luz à consciência daqueles que ainda se encontram na sombra.

Anasor, estudiosa e admiradora do livro sagrado indiano, por meio de suas ricas imagens rompendo em cores, apresenta uma leitura lúdica da narrativa, onde o palco da guerra é o picadeiro do circo, uma maneira sábia de observar as peripécias e aprendizados da vida.


Informações do autor e da ilustradora:

Edson Cruz, nascido em Ilhéus (BA), é poeta, editor e revisor. Desgraduou-se em muitas coisas e, atualmente, faz o curso de Letras na USP. Foi fundador e editor do site de literatura Cronópios e da revista literária Mnemozine. Lançou, em 2007, Sortilégio (poesias) e, como organizador, O que é poesia?. Participou de inúmeras antologias e escreve com frequência no blog http://sambaquis.blogspot.com/.

Anasor ed Searom
é o pseudônimo de Rosana de Moraes, artista plástica paulistana, autodidata, que teve sua formação em museus e ateliês, em São Paulo. Suas obras estão presentes em coleções públicas e particulares de diversos países; suas pinturas ilustraram publicações de arte e poesia.

25 novembro 2010

vestais

um coro de virgens
em uníssono:
aqueles que se alçaram
à completa inocência
- só eles -
podem tomar o fogo
sagrado de meu sexo
- que venham Bispos
do Rosário
em cardumes.
silêncio.

13 novembro 2010

A Luz da Fonia



Não sou tão velho assim como para me lembrar de coisas que eu não disse, mas lembro-me perfeitamente de duas de que eu falei: dos sonhos colectivos que me habitam, entre eles, uma idéia de sermos um só pela língua, e de ter dito em Brasília que a CPLP não funciona para a cultura. Dizer em foro adequado que algo não funciona é porque queremos que funcione, porque uma maneira de fazer com que as coisas não funcionem é dizer que elas funcionam quando não. Sabendo que a Lusofonia é uma realidade feita de vários sonhos, mas não tanto assim o inverso, isto é, a Lusofonia é um sonho feito de escassas realidades, de parcas coisas que acontecem, antes que eu me esqueça, dou fé aqui de que algo mudou e de algo que está a acontecer, ou já aconteceu. O que presenciei há poucos dias no Rio de Janeiro fez-me crer que a língua, que não é palpável senão na boca e no papel, bem pode ser um enorme campo de abraços. A nossa língua precisava de luz própria, e esta se fez, como a queria Goethe. Para já, que um evento se chame Encontros Culturais de Língua Portuguesa, foi um achado. O fenômeno contém tanta alegria e futuro em si, que, agora, impõe uma serena reflexão. Tudo porque o sucedido nesses encontros nos ultrapassou, e nos ultrapassou porque o resultado foi imprevisível. Os ECLP, finalmente, por aquilo que vi e ouvi, têm um quê de grandeza que vai além da política, da diplomacia, dos interesses, dos países e das nações, para entrar no domínio do humano, essa coisa perene que se crê eterno quando chega ao poder e quando exerce o poder sobre o seu semelhante. Eu vi humano que quer ser humano como outro humano qualquer desconhecido, desparecido, sendo apenas humano porque fala. Esses Encontros fizeram-me perceber aquilo que todos nós sabemos, mas que, estranhamente, ninguém tinha percebido até hoje, isto é, que o humano fala porque tem uma coisa que todos os animais têm, mas não a usa como nós, a língua. Até hoje, sempre quando se falou da língua e da fala e da Comunidade da Língua Portuguesa, viu-se muitos tratados e artigos, muita boa intenção, inclusive, mas não se deu importância a um músculo flexível e gorducho e por causa da qual a gente diz que namora, a língua. Quando uma pessoa diz que namora, está a dizer nada mais nada menos que ela é humana, de certeza. O resto é conversa, diz-se no Brasil. O resto é história, diz-se em Portugal. O resto é cantiga, diz-se por aí. Nesses Encontros também, A língua, iluminadamente, veio precedida de duas palavras, e que palavras: Encontro e Cultura. Ora, não sou tão velho assim, mas lembro-me perfeitamente de ter dito que a idéia de uma Comunidade de Países devia ficar pelos sapatos e delegar a Cultura e os Encontros à sua independência de gestão informal e periférica, simplesmente. Aconteceu. Os ECLP, que tiveram lugar no Rio de Janeiro em Novembro de 2010 é o tal evento que não é vento, como se costuma dizer: vi gente, simplesmente gente, sendo, simplesmente, porque era e porque o outro também era. Vi um babel de diferenças, de pessoas felizes só porque não precisavam de intérpretes para dizer o que todo o mortal deve dizer ao menos uma vez na vida, eu te amo. As línguas português, assim, sem erro de ortografia, são a razão da Lusofonia. Mas a Lusofonia tem sido um projecto político baseado no idioma. Está certo, mas nós, de Cabinda a Lisboa, da Amazônia à ilha do Sal, temos todos juntos uma constelação de mais de quatrocentos idiomas, porém uma língua comum em cada lugar, o português, que perfaz o universo das línguas português, diverso no seu sotaque e múltiplo na sua semiótica. Hão de compreender, então, o meu fascínio pelo podermos dizer eu te amo e sermos correspondidos sem outro intermediário que não seja a língua? Aconteceu, e aconteceu porque, pela primeira vez (falando dos nossos Estados), o centro não era a mesa e o tecto, mas o palco e o chão. E aconteceu porque o assunto público foi absolutamente privado, (isto é, os casacos e as gravatas ficaram em casa, a rotatividade e as presidências também, e só os povos saíram à rua para linguajar, ah como é preciso), numa altura em que vários eventos privados clamam para serem declarados de utilidade pública (o Teatro tem sido a mãe desses exemplos). Encontro e Cultura, caramba, finalmente junto e a sós. Se isso for investido, institucionalizado, como oficialmente se diz, a língua, que já foi pátria, está prenhe de vir a ser humanidade. E espero não ser suficientemente velho como para não a ver e me retrair.

Mário Lúcio




Mário Lúcio Sousa nasceu no Tarrafal, na Ilha de Santiago, Cabo Verde, em 21 de Outubro de 1964. É músico que você pode conferir em http://www.mariolucio.com/ e autor das seguintes obras: Nascimento de Um Mundo (poesia, 1990); Sob os Signos da Luz (poesia, 1992), Para Nunca Mais Falarmos de Amor (poesia, 1999), Os Trinta Dias do Homem mais Pobre do Mundo (Ficção, 2000 – prémio do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, 1ª edição), Adão e As Sete Pretas de Fuligem (teatro, 2001), Vidas Paralelas (romance, 2004). É também autor de diversas peças de teatro encenadas em Cabo Verde e no estrangeiro.
http://www.myspace.com/marioluciosousa

10 novembro 2010

A mídia tradicional já era!

Entrevista reveladora de Andrew Keen ao globonews. Ele já começa a achar que é bom a cultura estar ameaçada. Está fascinado pelo seu iPhone. Posto a parte 2 da entrevista, mas ela toda é bacana. O cara é durão, mas não é bobo. Já havia escrito sobre seu livro. Confira.